Aos Trabalhadores da Brigada de Coletores

STML reúne com o Departamento de Saneamento

Por solicitação do STML, realizou-se no passado dia 8 de novembro, uma reunião com o Diretor do Departamento de Saneamento (DS). No essencial, procurou-se debater os problemas que afetam os trabalhadores deste importante serviço público municipal. Neste sentido, sintetizamos o seguinte. Assim,

Meios Humanos e Mecânicos

O Sindicato, reconhecendo o investimento realizado pela CML na Brigada de Coletores nos últimos anos, quer na contratação de trabalhadores Limpa Coletores, quer na aquisição de viaturas pesadas de saneamento, não deixou de apontar a necessidade de se proceder ao investimento em viaturas ligeiras de saneamento e de apoio, considerando que as existentes não são suficientes para as necessidades de serviço. Soma-se o facto de algumas destas viaturas, pela sua antiguidade, apresentarem sinais de desgaste e avarias recorrentes, o que coloca dificuldades acrescidas à realização dos trabalhos diários.

O Diretor do DS afirmou que a partir das cheias ocorridas em Lisboa no ano de 2013, e com o reconhecimento de que no futuro seriam cada vez mais frequentes fenómenos climáticos extremos, reconheceu a CML a necessidade de ter uma maior capacidade de resposta deste serviço e, desde então, tem existido um maior investimento, que continuará ser realizado (exemplo disso, é a entrega de mais uma viatura ligeira de água à Brigada), embora o ritmo esteja sempre condicionado aos meios financeiros disponíveis.

Fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPI)

O STML referiu carências ao nível de fardamento, nomeadamente em termos de números grandes de fardamento e botas. O DS tentará colmatar recorrendo a outras orgânicas, nomeadamente a Higiene Urbana, isto porque têm a decorrer um concurso público de aquisição (por lotes) de Fardamentos e EPI’s que se arrasta há cerca de três anos. No entanto, aguarda-se que o mesmo esteja concluído durante o primeiro trimestre de 2025, permitindo a distribuição de novos fardamentos e EPI´s a todos os trabalhadores, assim como a constituição de um stock.

O STML transmitiu ainda, a observação dos trabalhadores em relação às máscaras que utilizam, ou seja, são inadequadas para as situações em que têm de aceder ao interior dos coletores, reconhecendo o Diretor do DS que, nessas situações, os trabalhadores podem estar expostos à queda de gotículas prejudiciais para a sua saúde, assumindo que tentará junto do DSHS aferir a pertinência desta observação.

Instalações da Brigada de Coletores

Face aos problemas há muito conhecidos nestas instalações, e apesar de no ano anterior terem sido realizadas pequenas intervenções, mantém-se a necessidade de avançar com obras de fundo que venham debelar estes vários problemas. Esta necessidade está identificada junto da DMMC, embora o DS desconheça os prazos para o início das respetivas intervenções.

O STML alertou para a necessidade de, até que essa intervenção de fundo seja realizada, serem mantidas condições dignas, dando exemplos de situações a corrigir no imediato, como a instalação de um sistema AVAC, que minimize a acumulação de fungos no balneário; a reparação de chuveiros avariados; a reposição de papel de mãos e sabonete em falta demasiadas vezes; a disponibilização de mais armários; micro-ondas e de pelo menos um fogão na zona da copa. Urge igualmente intervir no espaço do armazém (zona de trabalho) em termos de pintura, pavimento e instalação elétrica (existem estruturas de iluminação dependuradas).

Por outro lado, o STML, dando voz a uma preocupação dos trabalhadores, sugeriu que fosse realizada uma análise à qualidade da água, procurando evitar problemas como surtos de legionella, assumindo o Diretor do DS uma resposta a esta preocupação.

O STML continuará a acompanhar estes e outros problemas que envolvem os trabalhadores da Brigada de Coletores, representando os seus interesses, defendendo os seus direitos e organizando a sua luta sempre que a mesma se demonstre necessária.

Dá mais força ao Teu sindicato!

Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

STML reúne com o Executivo da CML
Aos Técnicos Superiores da CML