Sindicatos reúnem com o Conselho de Administração (CA)
No plenário geral de trabalhadores, realizado a 22 de novembro, foi debatida e consensualizada a proposta de aumento salarial para 2025 a apresentar ao CA. Ambos os sindicatos solicitaram depois uma reunião à Administração, que teve lugar no passado dia 17 de dezembro e qual fazemos a seguinte síntese. Assim,
Face à proposta apresentada de um aumento salarial de 15%, com um mínimo de 150€ por cada trabalhador, na sua globalidade, não foi bem recebida pelo CA, que a considera muito acima das possibilidades provisionais para 2025. Uma posição igualmente justificada com o investimento financeiro feito nos recursos humanos, também em termos de instalações e condições de trabalho durante os primeiros três anos do presente mandato.
Os sindicatos fizeram questão de enfatizar a necessidade de existir um verdadeiro processo negocial. Algo que ainda não aconteceu com os atuais administradores. Apesar da realização de reuniões, a verdade é que o CA tem apresentado sempre factos consumados e decisões finais. Isto sem sequer fazer o mínimo esforço de aproximação às propostas dos trabalhadores. Perante a insistência de STML e STAL, a Administração aceitou analisar o que está agora a ser proposto, comprometendo-se a avançar com uma contraproposta ainda este ano.
Por outro lado, também se apresentou outras reivindicações dos trabalhadores, como o pagamento do passe de transporte metropolitano e a atualização do valor do suplemento de insalubridade, penosidade e risco, tendo em conta a taxa de inflação. Sobre o primeiro assunto, nomeadamente o pagamento do passe, fomos informados de que o CA já tem agendada uma reunião com a Carris Metropolitana propositando avaliar esta possibilidade. Quanto ao segundo tópico, afirmam disponibilidade para avaliar a a atualização do suplemento referido.
Perante esta primeira reunião de negociação sobre as matérias que pretendemos ver resolvidas durante o próximo ano, tanto o STML como o STAL, aguardarão por uma resposta dos responsáveis da GEBALIS sobre os vários assuntos aqui expressos.
Os sindicatos voltarão a reunir com os trabalhadores em tempo oportuno, para avaliar as eventuais respostas da Administração. Unidos, organizados e atentos! A Luta continua!
Aproveitamos também para desejar a todos os trabalhadores da GEBALIS e os seus familiares, umas boas festas! Com confiança, organização e determinação, trabalhemos para fazer de 2025, um ano em que de facto se respeitem os direitos e as expetativas de quem trabalha! Só possível com o envolvimento de todos.