15h00 no Marquês de Pombal
As comemorações populares do 50º Aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974 têm, neste ano de 2024, uma importância maior. Não por atingirmos meio século de um acontecimento ímpar da vida nacional e da História do nosso país, mas porque se torna prioritário e essencial conhecer, relembrar e defender as conquistas da Revolução, hoje colocadas em causa pela ascensão de forças políticas conotados a projetos antidemocráticos.
A Revolução de 1974 não só permitiu alavancar a Liberdade e a Democracia, como institucionalizou Direitos, Liberdades e Garantias expressos na Constituição da República Portuguesa (CRP), uma das mais evoluídas e progressistas do ‘mundo ocidental’. Abordar a liberdade e a democracia em termos abstratos sem considerar os conteúdos da Constituição, é simplesmente ignorar o essencial da Revolução de Abril.
Não é menos verdade que os partidos que até hoje foram governo no nosso país, sem esquecer a cumplicidade ativa nos últimos anos das novas coqueluches do sistema político (IL e CH), tudo fizeram para diminuir as implicações práticas do expresso na CRP, contribuindo determinante para a degradação das condições de vida dos portugueses, em especial os trabalhadores no ativo ou já aposentados. É este caminho que aponta a destruição das conquistas de Abril que hoje se ergue e que interessa combater e derrotar.
Motivos mais do que suficientes para afirmar os 50 anos da Revolução de Abril, não como um mero episódio simbólico, mas como um processo que garantiu pela 1º vez na História de Portugal direitos, liberdades e garantias que queremos, que exigimos(!), tenham correspondência na vida do dia-a-dia dos trabalhadores. Direito ao trabalho com direitos e com salários dignos! Acesso às funções sociais do Estado no campo da saúde, educação, habitação, proteção e segurança social, justiça ou cultura. E muito, muito mais! Em suma, cumpra-se e faça-se cumprir a Constituição da República! No dia 25 de Abril, estaremos às 15h00 no Marquês de Pombal de onde sairemos pela
Avenida da Liberdade até ao Rossio. Seremos muitos muitos mil para sublinhar e defender Abril! Seremos milhares de vozes a entoar bem alto: “25 de Abril SEMPRE! fascismo NUNCA MAIS!”
Neste dia, vem almoçar connosco!
Para além de comemorar o 25 de Abril, vamos também celebrar o 47º Aniversário do nosso Sindicato, o STML (fundado a 6.abr.1977), e também ele um Sindicato de Abril! O almoço terá lugar nas instalações do Sindicato, na Rua de São Lázaro, nº66. Teremos uma churrascada de carnes diversas, além das primeiras sardinhas do ano. Em suma, tudo a que temos direito!
O custo por pessoa será de 5€ e as inscrições serão encerradas no dia 22 de Abril. Até lá, deverão contactar o Sindicato por telefone [218 885 435] ou por correio eletrónico [ stml@stml.pt].
Findo o almoço, deslocar-nos-emos para o Marquês de Pombal onde terão início as comemorações populares do 25 de Abril.
Contamos contigo! Inscreve-te e participa!