A 1 OUTUBRO os trabalhadores da Freguesia da Penha de França estarão novamente em LUTA!

Local de concentração: Posto de Limpeza

Hora: 09h00 [dispensa ao abrigo da lei das 08h30 às 11h30]

Percurso: Avª. Coronel Eduardo Galhardo, Rua Cesário Verde, Calçada dos Mouros, à direita na Rua Morais Soares, Praça Paiva Couceiro, direção à Av. General Roçadas, com término nas escadas que dão acesso às instalações da limpeza urbana da Junta de Freguesia da Penha de França, na Avª. Coronel Eduardo Galhardo.

Há quase um ano que os trabalhadores da limpeza urbana da Freguesia da Penha de França exigem ao Executivo da Junta respostas favoráveis às suas reivindicações. Falamos do respeito pelo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) em vigor, no que concerne a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado, e o pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade (SIP) durante 12 meses.

Contudo, o indiscutível mal-estar que se vive neste serviço público da Penha de França só pode ser imputado, em exclusivo, ao atual Executivo, que teima em desvalorizar os direitos e as expetativas dos trabalhadores-cantoneiros.

Perante esta postura incompreensível, os trabalhadores decidiram em plenário avançar com nova manifestação pelas principais ruas da Freguesia para o próximo dia 1 de outubro. Relembramos que a maioria das freguesias da cidade, e a própria CML, já têm estes direitos assegurados aos seus trabalhadores da Higiene Urbana, motivos mais do que suficientes para questionar o porquê da teimosia do Executivo liderado por Sofia Oliveira Dias. Estará a usar os direitos dos trabalhadores como arma de arremesso político?

A lei e a razão estão do nosso lado! Cumpra-se então a legislação em vigor, respeitem-se os direitos de quem trabalha!

Defender os direitos e corresponder às expetativas dos trabalhadores, é fundamental se queremos garantir serviços públicos de qualidade junto da população da Penha de França, neste caso no setor de atividade da higiene urbana. O Executivo, ao negar os direitos dos trabalhadores, nega também os direitos dos seus fregueses!

A manifestação decidida pelos cantoneiros da Freguesia para 1 de outubro é assim uma luta que a todos diz respeito! Em defesa dos seus direitos, mas também em defesa de um serviço público de qualidade junto do território e da população da Penha de França. O Executivo presidido por Sofia Oliveira Dias deve reconsiderar a sua posição, respeitando por esta via os direitos dos seus trabalhadores!

Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

STML reúne com Executivo da Junta de Freguesia da Penha de França
Trabalhadores Penha de França saem à rua em LUTA!