Aos Trabalhadores dos Departamentos Ambiente, Energia e Alterações Climáticas e de Estrutura Verde
DIA: 9 de Outubro
HORA: 10H00 às 11H00
LOCAL: Praça do Município
O STML tomou conhecimento de que, a 9 de outubro, será submetida uma proposta do Vereador responsável pelo pelouro da Estrutura Verde e Plano Verde, Ângelo Pereira, à CML visando a delegação de competência para a manutenção do Jardim Guerra Junqueiro (Jardim da Estrela) à Junta de Freguesia da Estrela, por 1 ano e que, como contrapartida, terá subjacente a transferência de 300.000 €.
Esta é uma proposta que foi apresentada à CML sem informação prévia ao sindicato nem aos trabalhadores e sem a sua devida auscultação o que merece, desde já, repúdio e rejeição.
Repúdio, pela forma como foi congeminada nas costas dos trabalhadores e seus representantes, preparada no segredo dos deuses.
Rejeição, porque estamos perante uma serie de atentados, ao Serviço Público, de desresponsabilização da CML, aos direitos de quem trabalha no, e para o Jardim da Estrela, à população de Lisboa, e ao próprio Jardim da Estrela.
O Jardim da Estrela, assim como outros Parques e Jardins, dada a sua importância histórica e ambiental para a cidade, foi considerado estruturante para Lisboa, no processo de reforma administrativa e de transferência de competências para as Juntas de Freguesia em 2014, na sequência da aprovação na Assembleia da República da Lei 56/2012, tendo continuado a gestão e manutenção do mesmo sempre a cargo da CML.
Não se percebe, portanto, o que é que desde 2014 se terá alterado, no Jardim e na Cidade para justificar a opção agora apresentada à CML, e à população de Lisboa.
Na Concentração promovida pelo STML, nos Paços do Concelho, será votada uma resolução que, após aprovação, será entregue ao Presidente da CML, Carlos Moedas.
A dispensa dos trabalhadores dos Departamentos Ambiente, Energia e Alterações Climáticas e de Estrutura Verde será das 9h00 às 12h00 ao abrigo da Lei n.º 35/2014.
Dá mais força ao Teu Sindicato!
Sindicaliza-te no STML.