A 29 de janeiro, os trabalhadores-cantoneiros da Freguesia de Santo António concentraram-se junto às instalações da Junta atraves do plenário convocado pelo STML. O objetivo desta ação de protesto passou pela entrega de um abaixo-assinado ao Presidente Vasco Morgado que recebeu a delegação do Sindicato. O teor do referido abaixo-assinado pode ser lido na íntegra, aqui.
Dos compromissos assumidos pelo Presidente de Santo António com o STML, sublinhamos o seguinte:
- Assunção do pagamento dos suplementos de caráter permanente sobre 12 meses, nomeadamente do suplemento noturno (com retroatividade a 2014) e do suplemento de insalubridade e penosidade (com retroatividade a 2021). O STML irá enviar uma nova proposta de ACEP onde estas matérias passam a estar devidamente enquadradas e regulamentadas, com a perspetiva da sua assinatura formal durante o mês de fevereiro.
- Abertura de concurso público de admissão de pessoal para a limpeza urbana em fevereiro-março, propositando, não só regularizar a situação laboral dos trabalhadores a recibos-verdes, mas também reforçando este setor de atividade.
- Sobre as instalações do Mercado do Rato, afirmou a Junta que irá avançar com pequenas melhorias no imediato, sabendo que as obras estruturais que se exigem, cabem à CML. Refere o Presidente Vasco Morgado que a autarquia de Lisboa já assumiu politicamente esta urgência, aguardando neste momento a Junta a disponibilização das verbas nesse sentido. O STML relembrou que, caso a JF e a CML não definam prazos urgentes nesta dimensão, os trabalhadores avançarão para formas de luta mais duras.
Lutar vale sempre a pena! E continuaremos neste caminho até à resolução efetiva dos problemas que os trabalhadores de Santo António enfrentam.