STML reúne com Comando do RSB

Por solicitação do STML, teve lugar a 18 de julho uma reunião com o Comandante do RSB onde também esteve presente o Adjunto Técnico para a área dos Recursos Humanos. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,

Concursos de Promoção

Perante a critica do STML aos atrasos inaceitáveis que se continuam a verificar em todos os concursos, o Comando referiu que se pretende concluir o processo de admissão o mais rapidamente possível para os concursos de Subchefe de 1ª, no sentido de dar início aos cursos entre setembro e outubro. Quanto ao atraso nas provas de acesso ao concurso de subchefe de 2ª, fomos informados que o mesmo se deve a demora nas provas médicas da responsabilidade do DSHS. O STML, irá exigir junto deste que se acelerem as provas necessárias para que o concurso avance o quanto antes.

Sobre os concursos de Ch2 e Ch1, o STML manifestou total discordância pelo incumprimento de   algumas normas inscritas no Regulamento de acesso aos cursos de promoção, podendo assim ficar prejudicados alguns dos oponentes e beneficiados outros. O STML alertou para a necessidade de dar cumprimento ao que se encontra estabelecido no Regulamento de concurso de promoção publicado em Diário Municipal, de forma a corrigir as irregularidades existentes tornando estes processos equitativos e justos.

Troca de folgas

Após análise da proposta da Norma de Execução Permanente (NEP) de troca de folgas, enviado pelo Comando, o STML apresentou propostas de alteração visando a garantia dos direitos dos Bombeiros e o respeito pelo ACEP subscrito entre o STML e a CML. O Comando registou e, posteriormente, dará parecer relativamente às nossas propostas.

Provas físicas

O STML manifestou total discordância com o novo Programa, referindo que consultou dois Professores da Federação Portuguesa de Atletismo (PFA), os quais salientaram que estas têm efeitos físicos adversos, sobretudo nas vertentes osteoarticular e tendão de Aquiles. Por outro lado, o Sindicato considera que não estão reunidas as condições, em todos os Quartéis, de forma a garantir o treino adequado que o Programa impõe. O Comando comunicou que está a aguardar parecer técnico do DSHS. O STML propôs então que seja reposto o Controle 3 para efeitos de provas físicas.

Reforços

O STML manifestou o seu desacordo pelo facto de os reforços estarem restritos apenas ao 2º Batalhão, pois no dia a dia, nas restantes companhias pode estar colocado em risco o socorro na cidade por falta de meios operacionais, responsabilidade esta que deve ser assumida pelo Comando e o Executivo da CML.

Foi também alertado o Comando para a necessidade dos elementos que se encontram de reforço ao Parque Florestal de Monsanto poderem ser escalados para qualquer Quartel e viatura do 2º Batalhão, de acordo com as necessidades, valências e especificidades do serviço.

Obras no quartel de Benfica

O STML, manifestou total desagrado pela forma como a CML/RSB tem encarado a necessidade de obras nos quarteis do RSB. Voltamos a solicitar ao Comando a sua intervenção junto dos responsáveis pelos processos de obras, a fim de garantir as condições mínimas de habitabilidade nos quartéis. O Sindicato critica o atraso na reparação/substituição da cobertura no Quartel de Benfica, visto ser intolerável que cheguemos ao próximo inverno e continue a chover dentro do Quartel, colocando em risco os próprios profissionais que ali prestam serviço. O STML tem denunciado estes constrangimentos e necessidades às várias forças partidárias representadas na CML, assim como junto da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Fardamento e EPI’s

O STML reiterou que a falta de Fardamentos e EPI´s, que garantem a segurança dos Bombeiros, é inadmissível e criticou o facto de estas lacunas existirem há vários anos, apesar de serem várias vezes identificadas e sinalizadas pelo Sindicato a todos os responsáveis da CML.

O STML não deixará, mesmo no período tradicional de férias, de acompanhar os Bombeiros Sapadores de Lisboa, conhecendo os seus problemas, expetativas e reivindicações.

Unidos, com confiança e organizados, seremos sempre mais consequentes!

 

Dá mais força ao Teu Sindicato!

Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

Sapadores Bombeiros de Lisboa
Boletim informativo nº 224 / julho-agosto 2024