Em fins de maio, os trabalhadores da higiene urbana da Freguesia de Arroios concentraram-se em protesto em frente à Sede da Junta. Nesse dia, relembrou-se a Presidente de Arroios dos compromissos assumidos em 2023 que ainda estavam por cumprir. Neste sentido, através de uma abaixo-assinado, subscrito pela imensa maioria dos cantoneiros, exigiu-se uma vez mais respostas a várias matérias, nomeadamente:
- A atribuição dos 3 dias férias relativos a 2022, face ao disposto no ACEP celebrado entre o STML e a Junta de Arroios;
- As intervenções para a melhoria das condições de trabalho no Posto de Limpeza do Largo do Mastro;
- O pagamento dos suplementos de caráter permanente – noturno e de insalubridade e penosidade – sobre 12 meses, incluindo esta regulamentação num novo ACEP a celebrar com o Sindicato.
Contudo, as respostas concedidas pelo Executivo ao abaixo-assinado entregue pelo STML, neste dia 24 de maio, não corresponderam as expetativas, tanto do sindicato, como de muitos trabalhadores. Motivos mais do que suficientes, para o STML promover uma nova ronda de plenários, em junho, de onde resultou a decisão da esmagadora maioria dos trabalhadores em avançar para uma greve de 24 horas a realizar no dia 29 de julho.
Neste sentido, cumprindo com as disposições legais, a 15 de julho o Sindicato fez chegar o pré-aviso de greve para 29 de julho às entidades competentes, entre elas, a própria Junta de Freguesia de Arroios. Também da iniciativa de maio, ficou assumido a possibilidade de uma reunião com o Executivo em inícios de julho, o que veio a suceder apenas no passado dia 17. Desta reunião, face às reivindicações dos trabalhadores, os responsáveis da Junta, afirmaram o seguinte. Assim,
- Sobre a atribuição dos 3 dias férias relativas a 2022, face ao disposto no ACEP celebrado entre o STML e a Junta de Arroios.
A Junta continua a referir que este problema está resolvido, aconselhando a que cada trabalhador que se sinta prejudicado, solicite junto dos Recursos Humanos a folha de férias relativa a esse ano. Caso existam disparidades, elas serão de imediato corrigidas. - Sobre as intervenções urgentes no Posto de Limpeza do Largo do Mastro. A Junta refere que irá lançar este mês o ‘procedimento para adjudicação’ para a respetiva empreitada, esperando iniciar as obras durante o mês de setembro, partindo do princípio que não surgem problemas inesperados.
- Sobre o pagamento dos suplementos de caráter permanente – noturno e de insalubridade e penosidade – sobre 12 meses, incluindo esta regulamentação num novo ACEP a celebrar com o Sindicato. A Junta demonstra disponibilidade para tomar uma decisão sobre esta reivindicação, mas só a concretizar no último trimestre deste ano. Perante esta realidade, o STML propôs que a assinatura de um novo ACEP, se concretize ainda durante o mês de julho, algo que a Presidente recusou.
Face ao referido, e perante as muitas dúvidas que se colocam em torno das respostas do Executivo de Arroios às reivindicações dos trabalhadores, o STML irá realizar uma nova ronda de plenários na semana de 22 a 26 de julho de forma a auscultar os trabalhadores e, entre todos, decidirmos pela suspensão ou manutenção da greve prevista para 29 de julho.
A luta é de todos e todos deve envolver, em todas as suas fases!
Dá mais força ao Teu Sindicato.