A 5 de setembro teve lugar uma reunião entre o STML e o Executivo da Junta de Freguesia de Marvila, representado pelo seu Presidente José António Videira. Dos assuntos abordados, sintetizamos o seguinte. Assim,
Admissão de Pessoal
O Presidente informou que o último concurso de admissão para a área de higiene urbana terminou em agosto, com o esgotamento da reserva de recrutamento, tendo sido admitidos 15 trabalhadores, o que permitiu regularizar os trabalhadores com vínculos precários que existiam neste setor de atividade. Acrescentou ainda a saída neste período de 5 trabalhadores por concurso ou em mobilidade, o que coloca a necessidade de admissão de mais trabalhadores, ponderando a abertura de novo concurso em 2025.
Informou também o Presidente da Junta, que pretende para 2025 abrir concurso de admissão de auxiliares de educação. Apesar de não existir neste momento falta de pessoal para assegurar o número de salas de jardim de infância existentes na freguesia, irá tentar resolver algumas das situações hoje enquadradas por vínculos precários, criando uma reserva de recrutamento para colmatar eventuais saídas.
Avaliação de desempenho
Sobre o processo de avaliação do biénio 2021/22, a Junta refere que está concluído e, perante algum descontentamento dos trabalhadores, transmitido pelo STML quanto à distribuição das avaliações mais altas e sujeitas a quotas, o Executivo compreende a insatisfação, mas afirma que não interfere no processo e incentiva os trabalhadores, que eventualmente se sintam injustiçados, a apresentarem reclamação sobre a avaliação e nota atribuída.
O STML alertou para as alterações que recentemente se procederam no SIADAP e que algumas das mesmas têm implementação já no processo de avaliação do biénio 2023/24, que está a decorrer.
Postos de limpeza
O STML, uma vez mais, questionou como será assegurada a substituição do posto da Av. João Paulo II em virtude da construção do novo Hospital nos terrenos onde esta instalação está localizada. A Junta refere que a solução equacionada para a construção de um posto provisório no Bairro das Amendoeiras, está a ser modificada, devido ao início da construção de um polo do novo Hospital. Equaciona-se agora a construção do posto de limpeza provisório num espaço junto ao Polidesportivo Capitães de Abril, mais perto dos terrenos já disponibilizados pela CML para a construção da instalação definitiva.
Quanto ao posto do Bairro do Armador, e para fazer face à falta de espaço e melhorar as suas condições, está o Executivo a tentar trocar a loja que a Gebalis já disponibilizou e que precisa de uma grande obra por outra loja contígua ao posto que, no entender da Junta, carece apenas de pequenas intervenções.
No entanto, o STML alertou para os problemas existentes na caldeira do posto do Armador, insuficiente para assegurar água quente para todos os trabalhadores, facto que o Presidente desconhecia. Irá, neste sentido, intervir para a resolução imediata deste problema.
Segurança
Perante a falta de segurança sentida pelos trabalhadores que têm de executar desmatação em algumas áreas com inclinação acentuada, o Presidente da Junta assumiu que já deu instruções para a aquisição de cordas e arneses. O STML alertou que a utilização destes meios deve ser sempre precedida de formação por parte dos seus utilizadores, sob pena dos mesmos, pela sua má utilização, poderem ter uma falsa sensação de segurança e, em vez de realizar o trabalho em segurança, poderem alimentar episódios de maior perigosidade.
O STML abordou a insegurança que alguns trabalhadores sentem em algumas zonas da freguesia enquanto executam o seu trabalho, ao que o Presidente afirmou serem residuais as situações em que os trabalhadores se sentirão ameaçados ou alvo de injúrias. Contudo, afirmou estar atento e interveniente junto da população quando estas ocorrem e informou que já deu orientações aos serviços para que se evitem certas zonas em horários considerados potencialmente problemáticos para a execução de determinados trabalhos.
O STML continuará a acompanhar os trabalhadores da Junta de Freguesia de Marvila, na defesa dos seus direitos e expetativas, sabendo que unidos e informados, somos sempre mais consequentes!