No plenário realizado pelo Sindicato com os trabalhadores da SRU, a 7 de maio último, ficou assumido solicitar um pedido de reunião urgente ao CA da empresa no intuito de retomar e se possível avançar com o processo negocial em torno de um Acordo de Empresa (AE). Relembramos que a última reunião com o CA teve lugar em maio de 2023. Neste sentido, à solicitação do STML, resultou a 4 de junho último, uma nova reunião com a Administração. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,
Sobre o Acordo de Empresa (AE)
Face a algumas matérias que interessa aprofundar pelo CA, ficou assumido o reenvio por parte do STML da proposta de AE. O CA referiu que, durante os próximos três meses, irá auscultar os seus profissionais propositando avaliar e recolher contributos que permitam construir uma contraproposta a discutir e negociar com o Sindicato a partir da 2ª quinzena do próximo mês de setembro.
O objetivo do CA passa, principalmente, por consensualizar um documento que reveja e considere as preocupações da maioria, se não a totalidade, dos trabalhadores da SRU. O STML anuiu, sabendo que o AE visa acima de tudo melhorar as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores desta empresa municipal, criando um enquadramento normativo que salvaguarde os seus direitos e as suas expetativas, não só no presente, mas principalmente para o futuro.
Outros Assuntos
O STML abordou alguns tópicos importados pelos trabalhadores na referida reunião de 7 de maio, nomeadamente sobre os custos com o seguro de responsabilidade civil para os Gestores de Contratos que deveriam ser suportados pela empresa. O CA referiu que está a trabalhar neste propósito, mas de forma mais alargada, ou seja, incluindo todos os trabalhadores da SRU e não apenas os Gestores de Contratos.
Por outro lado, tendo como referência a realidade na Câmara Municipal de Lisboa que, para 2024, decidiu finalmente suportar os custos com as inscrições dos seus funcionários nas Ordens Profissionais, isto é, dos trabalhadores que para o exercício de atos próprios da sua profissão têm que estar inscritos impreterivelmente nas respetivas Ordens, o STML desafiou a Administração da SRU a assumir o mesmo entendimento. O Presidente do CA comprometeu-se com uma avaliação mais pormenorizada desta matéria, dando conta da sua posição em tempo oportuno.
Por último, foi colocado pelo STML a possibilidade da empresa disponibilizar aos seus trabalhadores o Passe Metropolitano, assunto que a Administração irá também ponderar.
O Sindicato irá continuar a acompanhar a realidade dos trabalhadores da SRU, perspetivando-se ainda durante o mês de junho novas visitas ou mesmo a realização de um plenário geral.
Informados e esclarecidos, avançamos!