Trabalhadores da Administração Local em LUTA!

PELA VALORIZAÇÃO DAS PROFISSÕES!

 

25 JUNHO|10H30|LARGO DO RATO|ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

 

ENTREGA DO ABAIXO-ASSINADO

 

Os trabalhadores da Administração Local estão em luta para exigir a valorização das profissões e a justa compensação pela natureza específica das funções que desempenham diariamente.
Muitos são os trabalhadores sujeitos a uma forte pressão, com um enorme desgaste emocional, psíquico e/ou físico, ou a condições de trabalho adversas que deterioram a sua saúde de forma mais rápida.

É fundamental valorizar estas profissões e compensar justamente os trabalhadores que prestam serviços públicos essenciais à população.

SUPLEMENTO DE INSALUBRIDADE, PENOSIDADE E RISCO

A luta promovida e dinamizada nos últimos anos pelos Sindicatos da CGTP-IN–STAL, acompanhado pelo STML no plano do Concelho de Lisboa, com a participação determinante de milhares de trabalhadores, conseguiu em 2020 a regulamentação deste suplemento, com efeitos práticos a partir de 2021.

Contudo, apesar da regulamentação de 2020, em termos de âmbito e valores remuneratórios, e da sua aplicação aos trabalhadores de norte a sul do país, principalmente nos setores de atividade da remoção, limpeza e higiene urbana, entre outros, muito está ainda por resolver, face ao que se reivindica!

Neste sentido, para além da urgência na atualização dos atuais montantes, torna-se essencial alargar o seu âmbito a outros setores de atividade, bem como reintroduzir o conceito associado ao fator RISCO na denominação deste suplemento. Exige-se ainda, que o Suplemento de Insalubridade, Penosidade e Risco (SIPR), seja acompanhado igualmente por outras medidas compensatórias em termos do horário de trabalho e do tempo de serviço. Exigimos, assim, que o SIPR contemple a redução do horário de trabalho e do tempo de serviço para atingir a idade legal da reforma, além do acréscimo de dias de férias.

PROFISSÕES DE DESGASTE RÁPIDO

Indissociável desta temática em termos gerais, é o que se prende identicamente com o desgaste profissional, em termos da saúde física e mental dos trabalhadores, destacando em particular trabalhadores da remoção, limpeza e higiene urbana, entre outros setores de atividade. Mais do que provado, a correlação no plano de causa-efeito entre esta atividade profissional e o elevado número de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Motivos mais do que suficientes para os TRABALHADORES EXIGIREM:

  • Alargamento na aplicação do Suplemento de Insalubridade Penosidade e Risco e atualização dos seus montantes;
    • o Incluir no SIPR a redução do horário de trabalho, além da redução do tempo de trabalho para efeito de aposentação/reforma e do acréscimo dos dias de férias;
  • Identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido.


SUBSCREVE O ABAIXO-ASSINADO E VEM LUTAR

O envolvimento de todos nesta luta é essencial para conquistar mais direitos e melhores condições de vida e de trabalho. Apelamos à subscrição do abaixo-assinado e à participação no protesto dos trabalhadores da Administração Local do próximo dia 25 de Junho.

Neste dia, 25 de junho, haverá um Pré-aviso de GREVE* de 24 horas para permitir a participação na manifestação que irá do Largo do Rato à Assembleia da República.

UNIDOS SOMOS SEMPRE MAIS FORTES! NÃO VIRES COSTAS À LUTA QUE É TUA! É DE TODOS!

Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje!
SINDICALIZA-TE!

 

 *O Pré-aviso de GREVE abrange todos os trabalhadores da carreira de Assistente Operacional, dos setores de atividade da Limpeza Urbana, Espaços Verdes, Manutenção e Conservação, Cemitérios, Oficinas do DRMM, Brigada de Coletores, Brigada de Calceteiros, Brigadas LX Alerta, Imprensa Municipal, Casa dos Animais de Lisboa e Brigada de Betuminoso da CML e dos sectores de atividade da Limpeza e Higiene Urbana, Espaços Verdes e Espaço Público das Juntas de Freguesia de Lisboa, seja qual for o seu vínculo contratual, regime de horários e local de trabalho.

Partilha este artigo nas tuas redes

ARTIGOS RELACIONADOS

STML reúne com o Conselho de Administração (CA) da SRU
Trabalhadores da Carreira Especial de Informática exigem respostas à CML!