Entrada Comunicados Comunicados 2023 Cantoneiros da Freguesia da Penha de França em luta!
Cantoneiros da Freguesia da Penha de França em luta! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 09 Novembro 2023 12:34

Entrega abaixo-assinado JF Penha Franca 09.11.2023A 9 de novembro, ao abrigo do plenário convocado pelo STML, os trabalhadores-cantoneiros deslocaram-se das suas instalações até à Sede da Junta de Freguesia onde entregaram um abaixo-assinado, subscrito por mais de 90% dos trabalhadores da limpeza urbana, exigindo ao Executivo respostas a três reivindicações, nomeadamente:

- Respeito pelo ACEP em vigor, nomeadamente do seu nº.6 do Art.14 que determina a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado;

- Pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias, considerando os retroativos a janeiro de 2021;

- Abertura de concurso público para admissão de trabalhadores na função de cantoneiro, regularizando por este processo os trabalhadores com contrato de prestação de serviços que na prática ocupam um posto de trabalho de caráter permanente.

O referido abaixo-assinado pode ser consultado na íntegra, aqui.

O STML, recebido pela secretária da Presidente do Executivo, sublinhou a importância e a urgência em agendar uma reunião com a responsável máxima da Freguesia, propositando debater estes três assuntos. Ficou assim assumido esse agendamento para breve.

Os trabalhadores, e o Sindicato, aguardarão agora por esta reunião, mas principalmente pelas respostas do Executivo da Penha de França, sabendo que com vontade política, todos os problemas são superados e, só assim, é possível respeitar e valorizar os trabalhadores, enquanto parte indispensável de um serviço público de qualidade junto da população desta freguesia.

Com confiança e certeza afirmamos, que outras iniciativas de caráter reivindicativo poderão ser alavancadas se os direitos e as expectativas dos trabalhadores-cantoneiros da Penha de França não forem respeitados!

Daí a frase muitas vezes repetida pelos trabalhadores: " A luta continua!"

stml novo jpeg 90X90