STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2023 Aos Trabalhadores-cantoneiros da Penha de França
Aos Trabalhadores-cantoneiros da Penha de França Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 11 Dezembro 2023 15:11

imagem penha de franca - trabalhadoresExecutivo da Junta persiste em desvalorizar as reivindicações de quem trabalha! Não nos resta outra solução que não seja avançar na LUTA pelos nossos direitos!

 

A 9 de novembro, teve lugar a concentração dos trabalhadores junto à Sede da Junta, onde se exigiu o respeito pelo ACEP em vigor no que concerne a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado; o pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias e a abertura de concurso público para regularizar a situação laboral dos dez (10) trabalhadores que hoje têm um vínculo precário, apesar de ocuparem um posto de trabalho de caráter permanente.


Desta iniciativa, resultou uma reunião com a Presidente da Junta de Freguesia a 27 de novembro. Assumiu a responsável máxima da Freguesia que, até junho de 2024, irá abrir um concurso público propositando a regularização dos trabalhadores a recibos-verdes. Em relação às outras duas matérias, comprometeu-se em dar uma resposta até dia 7 de dezembro. Chegados a esta data, o Sindicato recebeu por correio eletrónico uma comunicação da Junta de Freguesia que recusa uma resposta positiva às reivindicações dos trabalhadores, desrespeitando por esta via os seus direitos.


Contrariando o afirmado pela Presidente da Junta de Freguesia, sublinha-se que os cantoneiros da Câmara Municipal de Lisboa e de várias Juntas de Freguesia da cidade, já têm os direitos que hoje os cantoneiros da Penha de França exigem justamente! Com Executivos de outras freguesias de Lisboa, negoceiam-se neste preciso momento estas mesmas matérias, com perspetivas positivas em relação ao seu desfecho.

O que se observa na postura do atual Executivo da Penha de França, é uma total ausência de vontade política em valorizar os seus trabalhadores, respeitar os seus interesses e, com isso, valorizar o serviço público que pode e deve ser prestado à população desta freguesia na área da limpeza e higiene urbana. Não estamos perante um impedimento legal, muito pelo contrário!

Perante o autismo incompreensível dos responsáveis políticos da Freguesia, o caminho da luta ergue-se inevitavelmente! Como debatido previamente com os trabalhadores-cantoneiros da Penha de França, no caso de o Executivo não corresponder às suas expetativas, dia 13 de dezembro sairíamos novamente à rua. E assim será!

Dia 13 de dezembro, a partir das 09h30, os trabalhadores irão realizar uma manifestação com ponto de partida nas suas instalações, na Avª. Coronel Eduardo Galhardo, seguindo depois pela Avª. Mouzinho de Albuquerque; Praça Paiva Couceiro; Rua Morais Soares; Calçada Poço dos Mouros; com uma pequena paragem junto à Sede da JF da Penha de França; e seguindo depois pela Rua da Penha de França; Rua dos Sapadores; Avª. General Roçadas e término nas instalações da Higiene Urbana, novamente na Avª. Coronel Eduardo Galhardo.

Caso o Executivo mantenha a sua intransigência, a luta subirá de patamar impreterivelmente!

 

Unidos, organizados e determinados, porque a nossa luta é justa, é possível e será consequente com a força de todos!

 

Dá mais força ao Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90