STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2024
Aos Trabalhadores da Freguesia da Ajuda Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 23 Fevereiro 2024 12:16

JF AjudaSTML reúne com o Executivo

 

O STML reuniu a 21 de fevereiro com o Executivo da Junta de Freguesia da Ajuda, representado pelo seu Presidente Jorge Marques. Dos assuntos debatidos, sintetizamos o seguinte. Assim,

Negociação de um Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

Após um longo período de reivindicações por parte do STML e dos trabalhadores desta freguesia, o Executivo demonstrou disponibilidade para dar início ao processo negocial para a revisão do ACEP em vigor. Relembramos que o ACEP proposto pelo STML, permite a reposição de alguns direitos aos trabalhadores retirados durante o período da troika (Governo PSD/CDS), como os dias de férias, nomeadamente mais três (3) dias através de uma avaliação de desempenho positiva via SIADAP; ou ainda a normalização do descanso compensatório (folga) pelo trabalho em dia-feriado. Também assumido no futuro ACEP, o pagamento do Suplemento de Insalubridade e Penosidade durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias dos trabalhadores.

Continuar...
 
GREVE com uma adesão de 90% na Limpeza Urbana da Penha de França Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 19 Fevereiro 2024 11:44

ADESAO GREVE - PENHA FRANCA -19 FEVEREIRO 2024 - PEQ PAG ANTIGACantoneiros da Freguesia não deixaram por mãos alheias a luta que é sua! 

 

A 19 de fevereiro realizou-se a primeira Greve na História da cidade de Lisboa envolvendo trabalhadores da higiene urbana de uma freguesia, neste caso da Penha de França. Os cantoneiros desta Freguesia aderiram em massa à Greve convocada pelo STML, com uma adesão na ordem dos 90%!

O Sindicato saúda os trabalhadores da Penha de França que com enorme coragem, dignidade e determinação souberam dar a resposta que o momento atual exige! Com organização e confiança avançamos e não desarmamos!


Depois da concentração a 9 de novembro, em frente à Sede da Junta, e da manifestação pelas ruas da freguesia a 13 de dezembro, a Greve de 19 de Fevereiro ergueu bem alto as reivindicações dos trabalhadores, nomeadamente sobre o respeito pelo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) em vigor no que concerne a atribuição de um dia de descanso compensatório (folga) pelo trabalho realizado em dia-feriado; e pelo pagamento do suplemento de insalubridade e penosidade (SIP) durante 12 meses.

Continuar...
 
Aos Trabalhadores da Freguesia de Alcântara Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 09 Fevereiro 2024 12:05

JF alcantaraSTML reúne com o Executivo

 

O STML reuniu a 8 de fevereiro com o Executivo da Junta de Freguesia de Alcântara, representado pelo seu Presidente Davide Amado.

Negociação de um Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

Após um longo período de reivindicações por parte do STML e dos trabalhadores desta freguesia, foi assumido finalmente pelo Executivo o processo negocial para a celebração de um ACEP. Relembramos que o ACEP proposto pelo STML, permite a reposição de alguns direitos aos trabalhadores retirados durante o período da troika (Governo PSD/CDS), como os dias de férias, nomeadamente mais três (3) dias através de uma avaliação de desempenho positiva via SIADAP; ou ainda a normalização do descanso compensatório (folga) pelo trabalho em dia-feriado. Também assumido no futuro ACEP, o pagamento do Suplemento de Insalubridade e Penosidade durante 12 meses, ou seja, incluindo o período de férias dos trabalhadores.

Continuar...
 
Aos Trabalhadores Técnicos Superiores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 09 Fevereiro 2024 10:24

Imagem - Plenario TS Edif Mun. - 20 Abril- Pagamento às Ordens Profissionais – para quando a divulgação dos respetivos procedimentos?

 

A 6 de novembro de 2023, a CML assumiu finalmente com o STML o pagamento às Ordens Profissionais dos seus trabalhadores que, para o exercício de atos próprios da sua profissão têm que estar inscritos nas respetivas Ordens.

O Sindicato muito valorizou esta decisão, apesar de alguns anos de atraso face às reivindicações dos trabalhadores. Relembramos também, porque determinante, o momento alto deste processo reivindicativo aquando da entrega do abaixo-assinado ao Presidente da autarquia em maio do ano passado.

Porém, passados três meses desta importante decisão política, os trabalhadores da carreira de técnico superior de várias áreas de formação – arquitetos, engenheiros, veterinários, biólogos, psicólogos, enfermeiros, entre outros – continuam à espera de conhecer os procedimentos implícitos à decisão do Executivo.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 4