STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2022
Aos Sapadores Bombeiros Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 13:21

RSBSTML reúne com o Executivo Municipal

 

A 15 de setembro e no âmbito da apresentação das conclusões sobre o estudo em torno do desgaste rápido na atividade de bombeiro profissional, realizado por três bombeiros do RSB, reuniu o STML com o Vice-Presidente da CML. Nesta reunião, estiveram igualmente presentes o Diretor da Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH) e a Diretora do Departamento de Segurança, Higiene e Saúde (DSHS).

O estudo apresentado inferiu sobre a atividade de bombeiro, os determinantes ocupacionais e as consequências resultantes nos profissionais. Da parte da CML foi demonstrada abertura para discutir os assuntos discriminados e aprofundados no referido documento. Acrescentou ainda o Executivo ser do maior interesse da autarquia que este estudo fosse confrontado com outros de natureza idêntica, os quais poderão vir ou não a corroborar as conclusões matizadas no trabalho apresentado.

Continuar...
 
Aos trabalhadores da Freguesia da Ajuda Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 12:39

jf ajudaSTML reúne com o Executivo

 

A 15 de setembro, realizou-se a reunião há muito solicitada pelo STML com o Executivo da Freguesia da Ajuda, representado pelo seu Presidente Jorge Marques. Dos principais assuntos debatidos, destacam-se os seguintes. Assim,

Negociação de um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP)

No que diz respeito à negociação para a celebração de um novo ACEP, o STML invocou a importância deste tipo de instrumento que possibilita maior transparência no relacionamento entre trabalhadores e Junta de Freguesia, para além dos novos direitos que podem ser assegurados para os trabalhadores. Foram dados os exemplos de outras Juntas de Freguesia e da própria CML, que já possuem este acordo, e do resultado positivo que daí advém para todas as partes.

Entre outras cláusulas do ACEP proposto pelo STML, foi dado enfâse especial à majoração dos dias férias (3), por avaliação positiva no SIADAP, mostrando-se a Junta inicialmente discordante, mas com possibilidade de analisar a questão, face a nova proposta a apresentar pelo STML (entretanto já enviada).

Também defendido pelo STML, é a reposição do descanso compensatório por trabalho extraordinário ao feriado assim como o pagamento dos suplementos de caráter permanente durante o período de férias. Em relação a este último ficou o Sindicato de enviar o parecer do seu Gabinete Jurídico para apreciação de Junta de Freguesia (já remetido).

Continuar...
 
Trabalhadores das oficinas de reparação e manutenção mecânica da CML concentram-se na Praça do Município Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 22 Setembro 2022 10:36

DRMM - Entrega Caderno Reivindicativo - 22.09.2022

A 22 de setembro, uma delegação dos trabalhadores das oficinas de reparação e manutenção mecânica da CML concentraram-se na Praça do Município com o propósito de entregar ao Presidente da autarquia o seu Caderno Reivindicativo, que pode ser consultado aqui.

 

Membros da Direcção do STML, com o Delegado sindical deste sector, foram recebidos pelo assessor do Presidente da CML e pelo assessor do Vereador Ângelo Pereira. Foram transmitidos em síntese os principais problemas aos quais se exigem respostas céleres, tais como:

  • Contratar pessoal para as várias categorias profissionais
  • Investir na melhoria de condições de trabalho;
  • Adquirir ferramentas e materiais indispensáveis ao funcionamento diário das oficinas;
  • Disponibilizar formação profissional a todos os trabalhadores;
  • Adquirir EPIs de qualidade e em quantidade suficientes para todos os trabalhadores.

Foi relembrado que as oficinas de reparação e manutenção mecânica, são parte indispensável ao funcionamento eficaz de vários serviços municipais, destacando o serviço público de limpeza e higiene urbana da cidade. 

É nestas oficinas que se procede à reparação e manutenção das viaturas pesadas da remoção de resíduos sólidos. Não estando reunidas as condições para proceder a estes trabalhos, pelas carências e deficiências acima referidas, é também a população e a cidade de Lisboa que são prejudicadas.

O STML irá agora solicitar uma reunião com os responsáveis hierárquicos da DMHU/DRMM para debater em concreto os inúmeros assuntos que constam no Caderno Reivindicativo. Paralelamente, irá reunir com os trabalhadores das Oficinas do DRMM para avaliar os caminhos imediatos à resolução dos seus problemas.



Unidos e organizados, somos sempre mais consequentes.

stml novo jpeg

 
Aos Trabalhadores da EGEAC Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 12 Setembro 2022 15:01

EGEAC logo1STML reúne com o Conselho de Administração (CA)

Depois de mais de um ano sem reunir com a administração da empresa, o STML foi finalmente recebido pelo novo CA. Na reunião realizada a 12 de setembro, para além das apresentações formais que se justificam perante a entrada de novos membros da administração, vários assuntos mereceram atenção e esclarecimentos.

Sobre o tópico principal, a negociação sobre os aumentos salariais para 2022, que motivou inclusive uma intervenção do STML junto do Presidente da autarquia, na Reunião Pública de Câmara de 27 de julho, relembrou-se a proposta aprovada pela imensa maioria dos trabalhadores em inícios deste ano que defende um aumento de 90€ para todos.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 18