Entrada Comunicados Comunicados 2022
Aos Trabalhadores da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 16 Maio 2022 10:10

DHUSTML reúne com a DMHU

Por solicitação do STML, realizou-se a 12 de maio uma reunião com os novos responsáveis hierárquicos deste serviço municipal. Além do Diretor da Direção Municipal de Higiene Urbana (DMHU), também presentes os responsáveis pelo Departamento de Higiene Urbana (DHU) e pelo  Departamento de Reparação e Manutenção Mecânica (DRMM) e pela Direção Municipal dos Recursos Humanos (DMRH). Dos assuntos debatidos, destacamos os seguintes.

Abertura dos Refeitórios e dos Bares (período noturno)

O Sindicato sublinhou novamente a urgência em permitir aos trabalhadores do COR o acesso ao bar do  refeitório dos Olivais, principalmente no período noturno, não deixando de acrescentar que os cantoneiros do período da tarde (do horário 13h-19h) também reivindicam o mesmo. Foi assumido pela DMHU e pela DMRH que até fins deste mês, as instalações do refeitório estarão a funcionar, indo assim de encontro ao exigido pelos trabalhadores.

Continuar...

Manifestação Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 09 Maio 2022 15:29

20 Maio - Manif. Admin. Publica20 MAIO/14h30 no Marquês de Pombal

Pré-aviso de Greve das 12h00 às 21h00

O novo Governo apresentou em fins de Abril a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE/22), preparando-se para a sua votação final na Assembleia da República no final do mês de maio.

Da proposta conhecida, hoje muito longe da tese avançada em novembro do ano passado pelo 1ºMinistro António Costa, ou seja, o “orçamento mais à esquerda desde sempre…”, sabe-se agora, no que concerne às expetativas dos trabalhadores da administração pública, que nada ou quase nada será considerado no sentido de melhorar a vida de quem corporiza os serviços públicos de norte a sul do país.

Este Governo recusa valorizar os salários, ignorando as estonteantes taxas de inflação e a subida ainda maior do preço de bens essenciais, rendas ou combustíveis, já para não referir as despesas com saúde e educação.

Este Governo recusa dar resposta a muitas outras reivindicações, entre as quais se exige:

• Revisão da Tabela Remuneratória Única (TRU);
  • A revogação do SIADAP;
  • A revisão das carreiras;
  • A identificação e regulamentação das profissões de desgaste rápido;
  • A reposição do valor do trabalho suplementar e do descanso compensatório;
  • A valorização do subsídio de almoço para 7,5€, mas também de todos os restantes suplementos;
  • A diminuição da quotização para a ADSE para 1,5% sobre 12 meses;
  • As condições da aposentação.

Aos Trabalhadores da CML Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 09 Maio 2022 08:47

Arquivo-Municipal-de-Lisboa NBSTML reúne com o Pelouro da Cultura

Por solicitação do STML, realizou-se a 6 de maio uma reunião com o Vereador Diogo Moura, responsável máximo pelo Pelouro da Cultura. Também presentes as chefes de divisão da Rede de Bibliotecas e do Arquivo Municipal. Dos assuntos debatidos, destacamos os seguintes.

Edifício Único para o Arquivo Municipal de Lisboa (AML)

Tratando-se de uma reivindicação antiga dos trabalhadores, que motivou inclusive uma greve em novembro de 2019, o Sindicato solicitou um ponto de situação sobre o processo negocial iniciado pelo anterior Executivo que apontava o Convento de Chelas como a solução para as futuras instalações do AML. O Vereador afirmou que esta hipótese não está totalmente descartada, mas referiu estarem a ser estudadas soluções alternativas. A primeira poderá passar pela construção de raiz de um novo edificado, apontando uma segunda assente na possibilidade de reabilitar um edifício municipal, num processo em curso que envolve a Direção Municipal do Património. Apontou o último trimestre deste ano para tornar público qual a solução definitiva, perspetivando o ano de 2023 para o início da respetiva execução.

Continuar...

Aos trabalhadores da Rede de Bibliotecas Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 05 Maio 2022 10:36

imagem - referendo rede bibliotecasResultados do Referendo de 4 de Maio

O STML realizou no passado dia 4 de maio a auscultação aos trabalhadores da Rede de Bibliotecas sobre os seus horários de trabalho. Esta iniciativa, em formato de “referendo”, resultou das inúmeras críticas que ao longo dos últimos meses foram colocadas ao Sindicato.

Relembramos que a institucionalização, mais ou menos assumida na CML, do trabalho de segunda a sábado nas bibliotecas, foi e tem sido sinónimo de inúmeros constrangimentos para os trabalhadores, como as maiores dificuldades na conciliação entre a vida pessoal e familiar, com a vida profissional; dificuldade na marcação de férias ao sábado (visto que oficialmente não estão a trabalhar); (des)compensação pelo trabalho prestado em dia de descanso complementar semanal (sábado), que é ressarcido com uma folga antecipada à segunda-feira, ao invés de ser pago como tal; desequilíbrio no tempo de descanso, com semanas de três dias de paragem (sábado/domingo/segunda-feira) e outras só com um dia (domingo); ou a obrigatoriedade no trabalho extraordinário quando o mesmo deveria revelar uma tendência facultativa.

<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 10