STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2024 Bombeiros Sapadores agendam plano de luta pelos seus Direitos
Bombeiros Sapadores agendam plano de luta pelos seus Direitos Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 30 Janeiro 2024 15:41

RSBNo dia 25 de janeiro reuniram, tal como agendado anteriormente, os sindicatos STML, SINTAP e SNBP.

Foi acordado a realização das seguintes ações de luta e de divulgação:

 

Dia 31 de janeiro, pelas 12 horas: Conferência de imprensa, na sede dos Serviços Sociais do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, Quartel da Encarnação, para a apresentação aos órgãos de comunicação social da plataforma intersindical dos Bombeiros Sapadores da Administração Local e os seus objetivos.

Dia 1 de fevereiro, pelas 11h30: Concentração de dirigentes e delegados junto da residência oficial do Presidente da República, no Palácio de Belém, e entregar um memorando, reclamando o tratamento igual às restantes forças de segurança. Esta iniciativa é aberta a todos os Bombeiros Sapadores que queiram estar presentes em apoio à luta de todos.

Dia 7 de fevereiro, pelas 15h: Reunião com a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa para entrega do caderno reivindicativo dos Bombeiros Sapadores da Administração Local.


Dia de fevereiro, pelas 11h30: Concentração de dirigentes e delegados em frente ao Ministério da Administração lnterna para entrega do caderno reivindicativo dos Bombeiros Sapadores da Administração Local. Esta iniciativa é aberta a todos os Bombeiros Sapadores que queiram estar presentes em apoio à luta de todos.

Dia 15 de fevereiro, hora a definir: Concentração de dirigentes e delegados em frente do Conselho de Ministros em dia de reunião dos Ministros e entrega do caderno reivindicativo dos Bombeiros Sapadores da Administração Local. Esta iniciativa é aberta a todos os Bombeiros Sapadores que queiram estar presentes em apoio à luta de todos.

 

Estas são as iniciativas já agendadas. Estamos a aguardar o agendamento de várias reuniões solicitadas aos membros do Governo e partidos com assento na Assembleia da República.

Além destas atividades, vão ser realizadas mais iniciativas no âmbito da jornada de luta acordada por todos os sindicatos, com o objetivo de fazer ouvir as nossas reivindicações. 

A plataforma intersindical constituída por vários sindicatos vai continuar a reunir para definição de mais atividades de lutas futuras. 

Apelamos à participação de todos os que queiram demonstrar o seu descontentamento e apoio a uma luta que é de todos. A plataforma intersindical vai solicitar todas as autorizações legais necessárias, de acordo com a legislação em vigor, de forma a que todas estas ações tenham as devidas autorizações.

 

Na reunião realizada a 18 de janeiro pela plataforma intersindical foram acordadas algumas das principais exigências dos Bombeiros Sapadores e pelas quais a plataforma criada vai lutar:

 

1.  Regulamentação do Subsídio de Risco;

2. Regulamentação do Subsídio de Insalubridade e Penosidade;

3.  Direito ao Subsídio de Disponibilidade Permanente;

4. Revisão do Estatuto de Pessoal dos Bombeiros Profissionais da Administração Local;

•  Atualização das tabelas salariais;

•  Revisão da idade para a aposentação;

•  Substituir o SIADAP por um Sistema de avaliação justo e sem quotas;

•  Regulamentar a atribuição e atualização de Subsídios e Suplementos específicos para bombeiros sapadores, separados do vencimento base (atualmente se retirarem estes subsídios, a remuneração e inferior à Remuneração Mínima Nacional);

•  Reconhecimento da Profissão de Desgaste Rápido;

•  Sistema justo e adequado de Promoção e Progressão na carreira.

 

Salientamos ainda que a plataforma continua aberta aos sindicatos que estejam interessados em participar nesta luta e que partilhem os nossos valores.

 

 

 

A união faz a força!

 

stml novo jpeg 90X90