STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2015
Aos Sapadores Bombeiros de Lisboa da reunião com o Secretário de Estado da Administração Interna (SEAI) Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 04 Julho 2016 13:49

Reuniao RSB com secretario de estado da Admin. InternaO STML e STAL reuniram com o SEAI no dia 30 de Junho, com o propósito de transmitir algumas das preocupações que afeta a realidade dos Bombeiros profissionais dependentes das Autarquias Locais. Como não podia deixar de ser e num plano mais concreto, foram abordados alguns dos problemas dos Bombeiros Sapadores de Lisboa.

Neste sentido, apresentámos as seguintes propostas/reivindicações.

1. Descongelamento dos concursos de promoção

Sendo os Bombeiros profissionais uma força altamente hierarquizada, a inexistência de promoções coloca em causa o normal funcionamento do serviço, além da operacionalidade na prestação do socorro. Acrescem as justas espectativas dos trabalhadores, até agora defraudadas. O Sr. Secretario de Estado informou que irá encetar todos os esforços para que na Lei do Orçamento do Estado (para 2017) venha prevista a autorização para que as autarquias possam efetuar os concursos de promoção de acordo com as necessidades de cada Corpo de Bombeiros.

Continuar...
 
Defender a Escola Pública gratuita e de qualidade! Versão para impressão Enviar por E-mail
Quinta, 09 Junho 2016 08:39

Basta18 de Junho às 14h30 na Praça do Marquês de Pombal

 

O STML apoia e apela a todos os trabalhadores do município de Lisboa à participação na concentração em defesa da escola pública que irá ter lugar dia 18 de Junho.

Porque é indispensável defender e revigorar a Escola Pública de qualidade, democrática e inclusiva, crucial na salvaguarda da igualdade de oportunidades, permitindo o desenvolvimento integral de todos os indivíduos, contribuindo também para a elevação das qualificações e o desenvolvimento do país.

Defendemos e exigimos uma política de educação que passe pela gratuitidade de todos os graus de ensino, garantindo por esta via o direito de acesso, independente dos níveis de rendimento das famílias.

Temos assistido nos últimos meses a pressões inaceitáveis contra a Escola Pública, sob o pretexto da "liberdade de escolha", que no essencial procura manter os negócios privados na área do ensino à custa do Orçamento de Estado e dos impostos que todos pagamos, nomeadamente os trabalhadores.

Continuar...
 
Intervenção do STML, no XIII Congresso da CGTP-IN Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 29 Fevereiro 2016 16:35
Inter stmlCamaradas e Amigos,
 
Permitam-me que em nome da Direção do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa, apresente cordiais saudações a todos os participantes no XIII Congresso da CGTP- Intersindical Nacional.
 
Uma especial saudação, também, para as muitas delegações de outros países que estão a partilhar connosco, este importante acontecimento da vida dos trabalhadores portugueses.
 
Os últimos 4 anos foram marcados por um feroz ataque aos direitos e rendimentos dos trabalhadores. Enquanto prejudicou a maioria dos portugueses utilizando a austeridade, o governo do PSD/CDS, favoreceu o grande capital, e causou o maior retrocesso social e civilizacional, constituindo um acerto de contas com as conquistas alcançadas com a Revolução de Abril.

Neste quadro adverso, é necessário referir a força da luta organizada dos trabalhadores.
Continuar...
 
Sobre o processo de seleção para o exercício nas categorias de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 13 Janeiro 2016 15:05

cml04-150x100Fomos informados pela CML que irá ter início o processo de aptidão para o exercício nas categorias de Encarregado Geral Operacional e Encarregado Operacional, tendo-nos sido enviado recentemente uma versão final da proposta da autarquia com os métodos de selecção a serem considerados.

Nesta proposta já constam algumas das sugestões do Sindicato, materializando assim e no essencial, algumas das reivindicações do STML que se seguiram à luta travada em Junho de 2014.

Na ausência de processos concursais de promoção, por imposição legal, sempre exigimos que o processo para o preenchimento das vagas existentes nas categorias de chefia, nomeadamente nos sectores operacionais, fosse transparente. Exigimos igualmente que todos os trabalhadores interessados, e que reunissem as condições necessárias, beneficiassem de igualdade de oportunidades, em oposição à prática generalizada e discricionária das "nomeações" para o desempenho destas funções.

Continuar...
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 18