STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Acção Socio Cultural
44º Aniversário da Revolução de Abril com a Inter-Reformados de Lisboa Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 07 Maio 2018 13:06

foto capaA 21 de Abril participámos na comemoração do 44º Aniversário do 25 de Abril, promovida pela Inter-Reformados de Lisboa, em Momtemor-O-Novo.

À chegada ao Cineteatro Curvo Semedo fomos brindados com a actuação do grupo coral feminino Ecos do Monte.

No debate que se seguiu, onde a mesa era composta pelo vice-presidente da CMM, representantes da IR, do MURPI, USL e ATA, o lema "Reforma agrária – um sonho adiado", proporcionou intervenções diversificadas e muito sentidas.

 

foto capa 1

 

A encerrar, uma pequena homenagem, com a entrega de um cravo e leitura de um poema, dedicada a uma das assistentes: Celeste – a trabalhadora que deu origem a que o 25 de Abril de 1974 ficasse conhecido como a Revolução dos Cravos.

 

Após um lauto almoço alentejano, fomos ao Castelo, a várias Ermidas, ao antigo Paço dos Alcaides e outros locais de interesse deste bonito concelho do distrito de Évora, na companhia de uma guia da CMM, acabando a visita no moderno Arquivo Municipal.

 

 

 

 

 

 

Ver fotos aqui.

 

Vídeo do Grupo Coral Feminino

https://www.youtube.com/watch?v=Pv5u8kbcnaI

 

 

Inter reformadosstml novo jpeg

 

 

 

 
Visita à exposição do MDM – 28 de Março de 2018 Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 06 Abril 2018 14:02

foto de capaA Comissão de Reformados do STML visitou a exposição "50 anos em Movimento - Mulheres fazendo história", na Biblioteca Nacional, patente ao público até 19 de Maio.

Fátima Amaral, da Direcção Nacional do MDM guiou-nos pelo espaço constituído por documentos do arquivo do Movimento Democrático de Mulheres, que marcaram as principais lutas das mulheres portuguesas ao longo destas cinco décadas.

O espólio em exposição, espelha grandes momentos históricos que o país e o mundo atravessaram, ligando a luta das mulheres portuguesas por direitos sociais, direitos políticos, direito ao trabalho e salário igual, contra as violações e violência, tráfico de seres humanos e IVG até à solidariedade com mulheres em luta por causas da independência, da libertação, contra as guerras e assassinatos, contra a exploração sexual das mulheres, o respeito pelas imigrantes, pela orientação sexual e a identidade de género.

 

 

logo MDM

 

 

 

 

Ver fotos aqui.

 


Sobre a exposição, ver também: http://www.mdm.org.pt/mdm-celebra-50o-aniversario-inauguracao-exposicao/

 

 

 
28 Fevereiro – Comissão de Reformados do STML visita o Museu Bordalo Pinheiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 12 Março 2018 14:50

foto capa2

foto capa1A 2ª visita de 2018 foi ao primeiro museu construído de raiz para albergar a obra de um artista e contou com o acompanhamento de Pedro Braga.

 

Rafael Bordalo Pinheiro, artista impar e multifacetado, tem nesta exposição, "Formas do Desejo", um especial enfoque na cerâmica – Temas, Forma, Função e Azulejo.

 

Natureza, Etnografia, Humor, Sátira, Descobrimentos e Retratos, tudo isso se enquadra em belíssimas peças para uso cotidiano ou decoração de interior e exterior.

 

Houve ainda oportunidade para alguns reformados recordarem a visita de 1982, proporcionada pelo STML, que a par da intransigente defesa dos direitos dos trabalhadores, valorizou sempre o convívio e a cultura.

 

 

Ver o fotos aqui.

 

 

Logo Inter Reformados 100x87stml novo jpeg

 
Próxima visita – Museu do Fado - 31 de Janeiro Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 16 Janeiro 2018 10:43

CapaA Comissão de Reformados do STML tem marcada para as 15h do próximo dia 31 de Janeiro, 4ª feira, a habitual visita guiada.

Consagrada à canção urbana de Lisboa, a exposição fala-nos sobre a história do fado e da guitarra portuguesa, do percurso biográfico dos artistas que construíram e constroem, ainda hoje, a sua história e reflecte também a relação da sociedade portuguesa com o fado, através de um importante acervo de artes plásticas.

O Museu do Fado integra um acervo único no mundo, constituído por coleções discográficas, fotografias, filmes, cartazes, periódicos, repertórios, partituras, programas, troféus, trajes, adereços, instrumentos e objetos diversos.

Através de uma sucessão de ambientes recreados por meios audiovisuais, o visitante é convidado a conhecer a história do fado.

 

Localização: Largo do Chafariz de Dentro, nº 1

Transportes: autocarros 728, 735, 759, 794; Metro Linha Azul/Estação Sta.Apolónia

 

 

Ver fotos aqui

 

Inter reformadoslogo 40 anos

 

 

 

 

 
Visita de 25 Julho de 2017 - exposição "Debaixo dos Nossos Pés" Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 29 Agosto 2017 09:18

1-minimizadaA Comissão de Reformados do STML voltou ao Torreão Poente do Terreiro Paço para ver uma nova exposição - "DEBAIXO DOS NOSSOS PÉS" - sob a orientação de Joana Olivença, o que ajudou os 14 associados a entende melhor a história da cidade e das pessoas que a habitaram.

O tipo de revestimento do solo é fruto das necessidades do homem que, aguçando a sua capacidade inventiva, foi encontrando sempre novas soluções com base em muitas experiências, ensaios e erros.

A utilização dos coches, liteiras e seges obrigou a um constante alargamento e alteração da pavimentação das ruas e os impostos necessários para o seu arranjo exigiram soluções distintas, consoante a capacidade económica das classes predominantes em cada zona da cidade. Embora o aparecimento do automóvel tenha colocado novos desafios, a pedra e a cerâmica continuaram a ser os materiais mais utilizados.

Chamar a atenção para o chão que todos os dias pisamos, deter os olhos nos padrões da calçada portuguesa que mãos hábeis fizeram, constitui um tributo a todos os que possibilitaram que percorrêssemos Lisboa, desde a Pré-História até aos nossos dias.

Continuar...
 
Visita ao Palácio Nacional da Ajuda Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 16 Junho 2017 10:00

foto capa - visita palacio nacional ajudaA visita ao Palácio Nacional da Ajuda, organizada pela Comissão de Reformados do STML, juntou 19 aposentados a 25 de Maio de 2017. Guiados pela incansável Maria José Tiroa, percorreram durante mais de duas horas, as numerosas dependências do palácio.


De entre o mobiliário, as tapeçarias e as pinturas alegóricas dos tectos, chamou-nos a atenção para alguns pormenores como o parquet, os lustres, os relógios, a seda bordada a fio de prata que reveste as paredes de muitas das salas e principalmente as características que diferenciam este palácio dos outros, mercê do toque da rainha D. Maria Pia.


Casas de banho dotadas de água corrente, sala de jantar para as refeições diárias e zonas de lazer - espaços mais íntimos e resguardados no piso térreo - contribuíram para transformá-lo numa casa de família.


Fotos

 


Inter reformados

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 1 de 13