STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 Reunião com Vereador da Proteção Civil e Comando - 19 Julho
Reunião com Vereador da Proteção Civil e Comando - 19 Julho Versão para impressão Enviar por E-mail
Segunda, 01 Agosto 2016 14:07

RSB 90x90No passado dia 19 de Julho, ocorreu no salão nobre do quartel do comando uma reunião entre o STML e o senhor Vereador Carlos Castro e comando do RSB, onde foram discutidos vários assuntos a saber:

 

Abertura de concurso de ingresso - Fomos informados que já tinha sido aprovado a abertura de um concurso de ingresso para uma nova recruta de 50 bombeiros com reserva de recrutamento de mais 50. O STML entende que as recrutas devem ser pequenas, mas efetuadas todos os anos. Perante a carência de efetivos que se verifica actualmente, manifestou a necessidade deste número ser alargado.

Renovação da frota de viaturas – Neste campo, congratulamo-nos desde já por ter sido decidido por parte do executivo camarário e comando, a aprovação em sessão de câmara do lançamento do concurso para a compra de 10 viaturas VUCI's, conforme defende o STML, as viaturas cruciais para a prestação de socorro. Fomos também informados que é intenção deste executivo abrir concurso para a aquisição de uma nova Plataforma antes do fim deste ano.

Reorganização – Voltou o STML a reiterar a necessidade de corrigir a reorganização feita em abril último, pois todos os dias nos deparamos com falta de efetivos e de meios no teatro de operações. Perante esta realidade voltamos a solicitar a necessidade de colocarem mais viaturas com a devida guarnição disponíveis para prestação de socorro. Ao que nos foi dito que em Setembro seria feita nova avaliação da organização afim de ver a possibilidade da colocação de mais meios disponíveis para o socorro, podendo existir a necessidade de reforço de efetivos, até estarem disponíveis novos bombeiros, que para o STML são a grande prioridade.

Obras nos quarteis – Fomos informados que a construção do quartel do Martim Moniz arranca a partir de Setembro próximo. A conclusão do quartel do Lumiar está prevista para o 2º trimestre de 2017. O STML exigiu que se tomem as medidas necessárias a fim de resolver avarias nas caldeiras de diversos quarteis bem como as condições de higiene e habitabilidade do quartel da praça da alegria, alertando para as diversas problemas existentes após as obras no quartel de Monsanto.

Quanto ao quartel da Graça, informámos do descontentamento dos profissionais que lá trabalham pelas condições de segurança. Até as atividades de complemento ao socorro como a instrução, ficaram gravemente afetadas com a abertura ao público de um parque de estacionamento da EMEL onde passaram a coabitar num mesmo local viaturas civis e viaturas de socorro, e como tal iriamos fazer a entrega de um abaixo-assinado ao Presidente da CML com conhecimento a todos os vereadores das diversas forças politicas.
Cursos de competências para concursos de promoção – Fomos informados que os mesmos estão parados devido há indisponibilidade da escola do RSB, assumindo o recomeço em Setembro, de forma a que todos os interessados tenham acesso a referida formação.

Concursos de promoção – Após recepcionarmos o oficio da Secretária de Estado da Administração e Emprego Público, onde dá razão á argumentação feita pelo STML, na qual dizemos que ao abrigo do orçamento de estado é possível às autarquias em regime de exceção abrir os concursos de promoção, questionamos para quando a abertura dos mesmos, ficando o compromisso de em Outubro reunirmos conjuntamente com vereador dos bombeiros e dos RH afim de discutir este assunto. 

Regulamento interno – Mais uma vez verificámos não haver interesse por parte deste executivo na aprovação do mesmo, empurrando a aprovação para o fim da presente legislatura.

 

stml90x90