STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2016 Piquetes na Garagem de Remoção vão finalmente funcionar
Piquetes na Garagem de Remoção vão finalmente funcionar Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 07 Dezembro 2016 00:00

CML OlivaisFruto da firme posição dos trabalhadores da Garagem de Olivais 3, manifestada no pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário prestado aos domingos, foi possível a resolução dum problema que se arrasta há anos, nomeadamente a existência de piquetes de apoio neste local de trabalho, sempre que existam viaturas a circular em serviço.

Devido à evolução do nível da prestação de serviços da Limpeza Urbana ao longo dos últimos anos, existem hoje, viaturas de remoção e de apoio à limpeza a laborar todos os dias da semana. Esta evolução da actividade de limpeza, não foi acompanhada pelos serviços de suporte necessários em caso de avaria ou acidente, principalmente ao domingo.

Sendo o motivo principal para a não existência destes piquetes a falta de pessoal nas oficinas, não podiam no entanto os trabalhadores afectos à garagem de remoção, em caso de avaria, ficarem bloqueados por tempo indeterminado na via pública, com os prejuízos inerentes para a CML.

Assim, após a reunião realizada no passado dia 7 de Dezembro, entre a CML, através do Vice-presidente e do Vereador dos Recursos Humanos e a Direcção do STML, foi assumido o compromisso, subscrito em acta, onde se refere que:

1. A DMHU assegura, desde 4 de Dezembro, a existência de um encarregado operacional na Garagem de Remoção de Olivais 3 (NOR) nos dias de Domingo e entre as 00h00 e as 05h00 de Segunda-feira;

2. A partir de 18 de Dezembro, a DMHU assegura a existência de uma equipa de piquete aos Domingos, constituída por dois trabalhadores – um condutor (CMPVE) e um assistente operacional da oficina, preferencialmente com a formação de mecânico;

3. A partir de 19 de Dezembro, a DMHU assegura a existência de uma equipa de piquete entre 05h00 e as 07h00 de Segunda a Sábado, constituída por dois trabalhadores, assistentes operacionais afectos à oficina;

4. Os procedimentos concursais a abrir na área operacional do DRMM (sobretudo mecânicos e electricistas), serão anunciados em Janeiro.

Cientes que este processo não ficará total e definitivamente resolvido devido à enorme carência de pessoal nas categorias de operários especializados nas oficinas do DRMM e de encarregados operacionais na Garagem de Remoção, consideramos que foram dados passos determinantes à salvaguarda das condições de trabalho e da prestação de um serviço público municipal de maior qualidade.

Um alcance só possível graças à determinação destes trabalhadores e do seu Sindicato, o STML. Unidos somos e seremos sempre mais fortes!