STML - Desde 1977 a lutar pelos trabalhadores
Entrada Comunicados Comunicados 2024 Aos Trabalhadores da Higiene Urbana - Intervenções nas instalações da Higiene Urbana
Aos Trabalhadores da Higiene Urbana - Intervenções nas instalações da Higiene Urbana Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 23 Janeiro 2024 11:55

HU - Intervencoes nas instalaes da Higiene UrbanaSTML reúne com a Direção Municipal da Higiene Urbana (DMHU), a Direção Municipal de Manutenção e Conservação (DMMC) e com a Direção Municipal de Recursos Humanos (DMRH)

 

A 19 de janeiro teve lugar uma reunião com as três direções municipais – DMHU, DMMC e DMRH – que, a par do STML e do STAL, constituem o Grupo de Trabalho conjunto para identificar, debater e solucionar os problemas que se verificam a nível das instalações e condições de trabalho na higiene urbana. Sublinha-se que este Grupo de Trabalho foi determinado pelo Acordo celebrado em junho de 2023 no âmbito da greve parcial dos trabalhadores deste setor de atividade. As obras de conservação e manutenção das instalações de higiene urbana, de caráter não estrutural, relembramos, estão orçamentadas em cerca de 500 mil euros. Sobre o debatido e comunicado, sintetizamos o seguinte. Assim,

 

Instalação

Problemas identificados             

Ponto de situação

Oficinas do DRMM

no Polo dos Olivais

Substituição da rede de água e rede de ar comprimido

Obras que terão a sua conclusão durante o 1ºtrimestre de 2024

UHU dos Olivais

Impermeabilização de caleiras, intervenção na cobertura e vãos. Pinturas interiores e exteriores, substituição do pavimento do gabinete dos encarregados e secretaria. Substituição de torneiras e isolamento das tubagens de água quente. Substituição das torneiras, tubagens e chuveiro. Organização do espaço dos molhados.

Além da substituição da caldeira, que teve lugar em 2023, avançaram com pequenas intervenções na zona dos chuveiros.

PL Valsassina

Impermeabilização de caleiras, intervenção na cobertura e vãos.

Pinturas interiores e exteriores Substituição das torneiras e isolamento das tubagens de água quente.

Alcatroamento, cerca, portão, secadores de toalhas e substituição dos armários.

Intervenções que se iniciarão a 22 de janeiro deste ano, prevendo-se a sua conclusão no espaço de dois meses e meio.

UHU Filipe da Mata

 

Beneficiação do pré-fabricado, revisão da rede de águas, pinturas interiores do posto. Aumento do número de balneários e chuveiros.

As intervenções serão iniciadas durante o 1ºsemestre de 2024. Neste momento avaliam um novo espaço para esta instalação.

UHU Telheiras

Beneficiação do pré-fabricado, pinturas interiores e exteriores. Alcatroar e sistema de intrusão.

Intervenções iniciadas em 2023, estando prestes a terminar.

Marvila - Edifício B

Substituição de loiças sanitárias no balneário masculino. Beneficiação de 2 gabinetes previstos para o NAGE

Prevê-se iniciar as intervenções durante o 1ºsemestre de 2024.

Balneário do DRMM no Polo dos Olivais

Substituição do pavimento por antiderrapante, beneficiação geral

Prevê-se iniciar as intervenções durante o 1ºsemestre de 2024

Parque Contentores Colégio Militar

Beneficiação do pré-fabricado, substituição do pavimento

Irão substituir o atual pré-fabricado. Durante o 1ºsemestre de 2024, esperam iniciar as respetivas intervenções.

UHU Boavista

 

Reparação pavimento da secretaria e gabinete do coordenador. Alargamento da copa. Reparação dos azulejos. Arranjo do portão e cancela. Escoamento das águas nos balneários.

Irão ocupar o edifício dos CTT, localizado no interior do complexo municipal, onde serão instalados a secretaria e o gabinete do coordenador, avaliando dos 900 m2 disponíveis os espaços para a copa, zona de molhados, além de balneários. As intervenções começam dentro de 2 meses.

NOR

Instalação de um telheiro novo e obras de manutenção. Sala de lazer. Secadores de cabelos e mãos. Mais tomadas elétricas nos balneários. Mais pontos de água no estacionamento.

Em dez.23 foram adquiridos secadores de mãos e cabelos, cabendo ao DIEM a sua instalação. Para 1º semestre de 2024 irão iniciar as intervenções.

COR

Reforçar o varandim e ampliar o espaço exterior com proteção para a chuva.

No 1º semestre de 2024 irão iniciar as intervenções neste local de trabalho.

 

Sobre as obras estruturais, nomeadamente para uma nova instalação da UHU de Telheiras, referem que já têm definido o empreiteiro e que as obras começarão em breve. Neste momento, esperam apenas que as verbas cabimentadas nesse sentido, no Orçamento da CML, sejam disponibilizadas (questão burocrática que marca normalmente o início de cada ano). Pelos mesmos motivos, o projeto de requalificação das Oficinas do DRMM e a renovação de todo o sistema de ar (AQS e AVAC) das instalações da higiene urbana, orçamentado em 1,2 milhões de euros. Para maio, prevê-se uma nova reunião deste Grupo de Trabalho, onde se procurará fazer um ponto de situação sobre o agora informado.

 

Outros Assuntos

O STML referiu o atraso no compromisso da CML em reabrir todos os espaços de toma de refeições nas Unidades Avançadas da higiene urbana. Relembrou que em Telheiras, apenas está a funcionar no período noturno e nas restantes unidades, estes espaços ainda se encontram encerrados. A DMRH referiu que os atrasos se devem ao processo de aquisição de materiais e equipamentos para as cozinhas, inicialmente da responsabilidade dos Serviços Sociais da CML, mas que agora terão que ser assegurados pela autarquia. Por outro lado, referem que o próximo espaço a abrir será o do Restelo, mas apenas durante o período noturno. O STML relembrou que os espaços para toma de refeições deveriam estar todos abertos até final de 2023 e em todos os horários de trabalho, como consensualizado no Acordo (jun.2023). Outra interpretação que não esta conduzirá o Sindicato a debater com os trabalhadores os melhores caminhos à defesa dos seus direitos e expetativas.

Considerando que em dezembro último o STML solicitou à DMHU o Mapa de Trabalho para os feriados de 2024, afirmam os responsáveis da higiene urbana que irão enviar uma proposta durante este mês de janeiro.

Sobre o processo negocial em torno dos horários de trabalho do Serviço de Controlo Integrado de Pragas (SCIP), afirma a DMHU/DHU que não considera necessário avançar com a alteração defendida por Sindicato e trabalhadores. Face a esta postura, a todos os níveis incompreensível, o STML irá debater com os trabalhadores do SCIP as formas de luta que se considerem oportunas à defesa dos seus direitos e expetativas.

O STML não deixará de acompanhar os problemas e reivindicações dos trabalhadores da higiene urbana, sabendo que só com o seu envolvimento na resolução dos seus próprios problemas, com confiança e determinação, se avança na obtenção das respostas e soluções céleres, eficazes e sérias.

Dá mais força ao Teu Sindicato!

Sindicaliza-te no STML.

stml novo jpeg 90X90